A | A

Terça-Feira, 09 de Setembro de 2014, 16h:18

Eleições 2014

AMMP encaminha perguntas aos candidatos ao governo do Estado

Respostas serão divulgadas neste site e no facebook. Veja mensagem do presidente da AMMP, bem como uma amostra do que os candidatos responderam.

Estimados associados e associadas,

Buscando contribuir com o processo democrático e com a tomada de decisão, no momento do voto, de cada um de nossos associados, a Associação Mato-Grossense do Ministério Público entrou em contato com os cinco candidatos ao Governo do Estado de Mato Grosso e enviou um questionário para respostas a serem divulgadas.

Os candidatos Lúdio Cabral, José Riva e Pedro Taques responderam, exatamente nesta ordem, o que será obedecido para a nossa divulgação a partir de amanhã, dia 10 de setembro, tanto neste site quanto na página do facebook.

 Esse questionário abordou temas de atuação do MPMT na área da saúde, educação, segurança pública, meio ambiente e transparência, bem como a nossa antiga bandeira associativa, nacional e estadual, de reivindicação da nomeação do candidato mais votado para o cargo de Procurador Geral de Justiça (abaixo).

 Antecipamos esta parte, para que todos tenham conhecimento.

...............

 PERGUNTA DA AMMP:

“Todos os Governadores de Mato Grosso, desde a Constituição Republicana de 1988, nomearam o candidato mais votado para o cargo de Procurador Geral de Justiça, respeitando a democracia interna e a independência do Ministério Público Mato-Grossense. Caso eleito Governador do Estado, o senhor se compromete em nomear o candidato mais votado?”

 RESPOSTA DO CANDIDATO LÚDIO CABRAL:

"Nós vamos manter uma relação de diálogo, respeito e de boa convivência com todos os poderes, sempre tendo como referência as prerrogativas constitucionais que o governador tem."

 RESPOSTA DO CANDIDATO JOSÉ RIVA:

"Pretendo nomear o mais votado."

 RESPOSTA DO CANDIDATO PEDRO TAQUES:

"Como procurador do Ministério Público Federal sempre defendi e sustentei a independência do Ministério Público como um dos princípios fundamentais da nossa Constituição Democrática. A indicação do chefe dessa instituição faz parte das condições de sua independência. Ninguém melhor, é claro, que os próprios membros do "parquet" para selecionar aquele que irá liderar os rumos de sua atuação.  Entendo, portanto, que deve ser respeitada a escolha dos membros do Ministério Público para o cargo de Procurador Geral de Justiça, pela nomeação do membro mais votado entre os seus pares."

...............

Portanto, desde já, cada associado poderá tomar as suas próprias conclusões quanto a um dos temas mais caros na manutenção de nossa independência e de nossa importante bandeira associativa.

A partir de amanhã, enviaremos a resposta de cada candidato, naquela ordem, uma por dia, para que todos conheçam as suas propostas.

 Não descartamos a realização de debate ou a presença de cada um dos candidatos para exposição de suas ideias, mas o primeiro passo nesse importante debate já foi dado.

 Da nossa parte associativa esperamos que os futuros candidatos ao honroso cargo de Procurador Geral de Justiça se comprometam, incondicionalmente, perante toda a classe, em somente aceitar a nomeação se for o mais votado na nossa eleição que se avizinha, garantindo a legitimidade e o respeito de todo o Ministério Público e da sociedade Mato-Grossense.

Cordialmente,

Miguel Slhessarenko Junior

Presidente da AMMP

..............................

Veja a seguir as seis perguntas encaminhadas a todos os candidados:

QUESTÕES DA ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DO MINISTÉRIO PÚBLICO AOS CANDIDATOS AO GOVERNO DE MATO GROSSO:

 1. Uma das mais destacadas atuações do Ministério Público Mato-Grossense é na área da saúde. Quais são as suas propostas e compromissos para assegurar o repasse obrigatório aos municípios, bem como para ampliar o atendimento de alta complexidade, da farmácia de alto custo e garantir o controle social da saúde?

 2. A educação em Mato Grosso sofre com carências na estrutura física, no quadro de professores efetivos, na valorização da carreira e na expansão da rede, necessitando melhorar as avaliações do IDEB, para garantir com isso a tão sonhada qualidade nos serviços educacionais. Quais são as suas propostas para solucionar estas demandas educacionais?

 3. Na área de segurança pública, temos índices alarmantes de criminalidade. Quais são suas propostas para melhorias do sistema prisional (incluindo-se o sistema sócio-educativo), aumento do efetivo policial, investimento em inteligência e aperfeiçoamento do combate à criminalidade?

4. Na área ambiental, Mato Grosso ainda possui altos índices de desmatamento e queimadas, com grandes empreendimentos hidrelétricos sendo construídos em nossas bacias. Quais são as suas propostas para garantir o desenvolvimento de Mato Grosso com a necessária proteção do meio ambiente?

 5. Quais são as suas propostas para o aperfeiçoamento da transparência nos gastos, licitações, contratações, orçamento e serviços públicos em Mato Grosso?

 6. Todos os Governadores de Mato Grosso, desde a Constituição Republicana de 1988, nomearam o candidato mais votado para o cargo de Procurador Geral de Justiça, respeitando a democracia interna e a independência do Ministério Público Mato-Grossense. Caso eleito Governador do Estado, o senhor se compromete em nomear o candidato mais votado?

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia