Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 11h48
AMMP / NOTICIAS MPC
Rede de Controle trabalha com foco nas eleições


Confira na íntegra, a matéria publicada pelo site do Ministério Público de Contas - MT :

                Rede de Controle trabalha com foco nas eleições

A Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso decidiu que, este ano, irá focar nos trabalhos do GT Eleitoral. Durante a 5º reunião ordinária da rede, os membros decidiram concentrar esforços nas eleições de 2018, que devem ocorrer em outubro.

Na reunião, realizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), em Mato Grosso, na tarde desta quarta-feira (06.06), os membros das instituições de controle participaram da apresentação do GT Eleitoral. Foram apontadas as estratégias de combate e prevenção de atos de corrupção relacionadas ao financiamento e prestação de contas de campanhas eleitorais.

 De acordo com o Procurador-geral Substituto do MPC-MT, Alisson Carvalho de Alencar, a equipe formada pelo GT Eleitoral atua de forma preventiva para que as eleições de 2018 sejam pautadas pela transparência. “O GT Eleitoral foi criado em colaboração com o TRE. Portanto, estamos atuando juntos sob um mesmo propósito: fomentar o controle social para que possamos alcançar um país melhor a partir do processo democrático”, disse o Procurador que também faz parte da Coordenação Executiva da Rede de Controle.

 O Desembargador Márcio Vidal, presidente do TRE-MT, ressaltou que as instituições que compõe a Rede de Controle e atuam na fiscalização dos recursos públicos devem estimular a sociedade a exercer o Controle Social. “O controle interno e o controle externo das instituições precisam, fundamentalmente, do controle social para que todos estejam engajados e venham a convergir forças.”

 Ele salientou ainda sobre a importância do trabalho em rede. “Não há outro caminho a não ser a integração e a cooperação. Não se pode hoje conduzir nenhuma instituição como se fosse uma célula única, é uma variedade de células que acabam se comunicando. Tudo faz parte do conjunto e não é diferente nessas instituições que compõe a rede”, completou o Desembargador.

 IMG_3044Para o Procurador Chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Alexandre Murata, a rede não vai parar os trabalhos dos outros grupos. Entretanto, os GTs irão concentrar esforços na questão eleitoral. “Temos que trabalhar em conjunto. Não vamos parar as ações iniciadas. No entanto, neste ano, excepcionalmente, o GT eleitoral será a nossa prioridade”, frisou Murata.

 Rede em Mato Grosso

 A Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso é um grupo composto, atualmente, por 18 membros e 3 colaboradores e tem o objetivo de desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações, ao intercâmbio de experiências e à capacitação de agentes públicos e estudantes.


Fonte: AMMP - Associação Mato-grossense do Ministério Público
Visite o website: http://ammp.com.br/